ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ LEODGARD
GAUSEPOHL
DIRETORA: Doriane Maria Ezaquiel da Silva
ENDEREÇO: RUA URUARÁ- S/N – BAIRRO URUARÁ
E-MAIL: escolaleodgard.stm@gmail.com
Blog: http://emefleodgarducastm.blogspot.com.br/
AUTORIZAÇÃO: RESOLUÇÃO:
Nº 94 – 19.12.2014
CÓDIGO CENSO/INEP 1557463-6
‘’DESCOBRINDO SABERES’’
COORDENADORA PEDAGÓGICA
MARIA SELMA COUTINHO VASCONCELOS
PROFESSORA: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
SANTARÉM – PARÁ
SET/2021
IDENTIFICAÇÃO
DIRETORA: Doriane Maria Ezaquiel da Silva
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Maria Selma Coutinho Vasconcelos
SECRETARIO: Adson Alexandre dos Santos Tavares
FACILITADORA DO LABORATÓRIO: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 2º AO 5º ANO
NÚMERO DE ALUNOS QUE SERÃO ATENDIDOS NO CONTRA TURNO
MATUTINO |
Nº DE ALUNOS |
VESPERTINO |
Nº DE ALUNOS |
5º ANO C |
06 |
5º ANO B e 5º ANO |
14 |
4ºANO B |
03 |
4º ANO A |
06 |
3ºANO B e C |
05 |
3ºANO A |
04 |
2º ANO C |
04 |
2ºANO A e B |
09 |
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL DE ALUNOS |
18 |
TOTAL DE ALUNOS |
33 |
|
|
51
ALUNOS |
|
APRESENTAÇÃO
Visando
contribuir com a aprendizagem dos alunos da Escola e melhorar o nível de
aprendizagem dos alunos do 2º ao 5º Ano é que a Equipe gestora juntamente com a
professora de informática resolveram realizar esse projeto.
JUSTIFICATIVA
No
início do mês de agosto todas as Escolas Municipais retornaram ao segundo
semestre escolar com aval da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, para que de
acordo com decisão dos pais e responsáveis, desenvolver aulas presenciais
seguindo a orientações sanitárias de saúde. De acordo com diagnóstico feito por
professores das turmas os alunos que se encontram nas aulas presenciais estão
com alto grau de atraso do nível de aprendizagem esperado para o momento.
A leitura e a escrita são processos fundamentais na aquisição de conhecimentos
e habilidades para uma boa interpretação e leitura de mundo. Percebendo essa
dificuldade nos alunos do 2º ano
ao 5º ano e o baixo rendimento escolar, em consequência do momento
pandêmico que ainda estamos vivendo, justamente pela falta da prática do
hábito da leitura, escrita e cálculos
matemáticos dos mesmos, causados pelo impacto do ensino não presencial , pela
falta de internet para as aulas online, dentre outros fatores. Nesse contexto,
em parceria com a Informática Educativa na escola, vimos a necessidade de realizar esse projeto
de reforço escolar no contra turno do aluno, possibilitando aos mesmos
novas descobertas com metodologias que despertem o interesse e o gosto
pelo ato de ler, escrever e realizar cálculos envolvendo as operações
matemáticas, de forma prazerosa, aguçando o raciocínio e a leitura
interpretativa e contextualizada, pois segundo , Freire (1990, p.8) “aprender a
ler e escrever é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender seu
contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica
que vincula linguagem e realidade”.
Com a realização desse projeto pretende-se melhorar o índice de
aprendizagem na escola, assim como levar aos alunos diferentes fontes de informação para adquirir
e construir conhecimento, bem como os recursos tecnológicos, disponíveis na
escola, na prática docente, pois sabe-se que hoje mais do que nunca,
o professor deve inovar a sua prática pedagógica através das tecnologias existente
na escola não dá mais para ensinar como antes é preciso acompanhar as mudanças
e um desses caminhos é a promoção de uma educação voltada para interação e
participação dos professores e alunos a caminho de novas descobertas e
inovações tecnológicas na prática docente, estimulando no educando o gosto e o prazer de aprender
fazendo, de forma que esse conhecimento seja interessante e desafiador no
contexto ensino aprendizagem.
Segundo
Valente (2006) no ensino, a informática passa a ser vista como uma nova
expressão humana, permitindo ao aluno a possibilidade de conhecer diferentes
obras, em diversas partes do mundo através das redes e de conexões.
OBJETIVO
GERAL
Ø Proporcionar ao educando o desenvolvimento interpretativo, gosto pela
prática da leitura, escrita e pelos cálculos matemáticos, inserindo
os recursos tecnológicos na prática educacional como ferramenta de ensino.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Ø Selecionar
alunos com dificuldades de aprendizagens em leitura, escrita e cálculo;
Ø Organizar
plano estratégico de acordo com as necessidades apresentadas pelos alunos;
Ø Desenvolver
aulas no contra turno voltadas as dificuldades apresentadas pelos alunos
envolvidos
Ø Utilizar
das ferramentas tecnológicas através do projeto de reforço de aprendizagem;
Ø Expressar-se
através da língua falada ou escrita após visualização ou contagem de histórias;
Ø Planejar
as aulas de acordo com os conteúdos trabalhados na sala de aula;
Ø Despertar
o raciocínio lógico com interpretação de problemas matemáticos do cotidiano do
aluno;
Ø Instigar
os conceitos matemáticos na realização dos cálculos, formas e resolução de
problemas;
Ø Interagir
com o mundo através das interfaces digitais e multimídias incluindo a internet,
na pesquisa e realização dos projetos da escola;
Ø Selecionar
lúdicos educativos que estimulem a leitura, escrita e noções matemáticas;
Ø Intensificar
o uso das Tics existentes na escola na perspectiva da construção da
aprendizagem junto ao desenvolvimento do projeto de reforço escolar.
METODOLOGIA
A
partir do diagnóstico realizado no início do mês de agosto cada professor selecionará
os alunos com maiores dificuldades em leitura, escrita e cálculo, após essa
seleção dos alunos, chamaremos os pais ou responsáveis para uma reunião com
professores e equipe gestora, para assinatura de um TERMO DE COMPROMISSO, para
que o aluno possa participar do projeto, pois será no horário oposto de sala de
aula, na segunda quinzena de setembro até o mês de novembro.
As
aulas ocorrerão de segunda à sexta-feira no contra turno do aluno pela manhã no
horário das 07h15min às 09:15min na sala do AEE e à tarde das 14h às 16:00h na
Sala do 5º Ano A que fica ociosa neste horário, o projeto será ministrado pela
pedagoga Maria Selma Coutinho Vasconcelos
com as turmas do 2º e 3º Ano e pela Professora de Informática Lúcia Maria Maia
Pimentel com os alunos do 4º e 5º Ano.
Primeiro passo: realizar uma sondagem inicial
para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, a partir desse processo
utilizar metodologias especificas para cada conteúdo a ser trabalhado,
contribuindo assim para que os objetivos do projeto sejam alcançados.
PROPOSTAS
DE CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
Língua
portuguesa
Ø
Trabalho com alfabeto na construção de palavras simples, avançando
para frases e pequenos textos
Ø
Utilizar histórias infantis, fábulas,
poemas, músicas e lúdicos educativos de acordo com o nível da turma.
Ø
Trabalhar de forma contextualizada a
gramática, ortografia, letras maiúsculas e minúsculas;
Ø
Gêneros textuais, sílabas, rimas,
parlendas;
Ø
Interpretações textuais;
Ø
Utilizar vídeos infantis, que tragam
atividades de alfabetização;
Ø
Utilizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola;
Ø Finalizar com uma apresentação cultural das atividades trabalhadas.
Matemática
Ø
Sequência numérica;
Ø
Comparação de números/ representação
numérica;
Ø
Leitura e escrita de números por
extenso;
Ø
Composição e decomposição MCD
Ø
Trabalho com números pares e ímpares,
bem como noções de sucessor e antecessor;
Ø
As operações matemáticas;
Ø
Utilizar situações problema de acordo
com o cotiadiano do aluno;
Ø
Trabalho com músicas que contenham
números
Ø
Desenvolver situações que levem ao
cálculo mental;
Ø
Trabalho com grandezas e medidas
Ø
Desenvolver noção de tempo, utilizando
calendário.
CRONOGRAMA
Atividade |
Realização |
Responsável |
||
SET |
OUT |
NOV |
||
Elaboração
do projeto |
x |
|
|
Coordenadora
pedagógica/ Professora Lúcia Maia |
Seleção
dos alunos para o reforço |
x |
|
|
Professores
das turmas |
Mobilização
para reunião |
x |
|
|
Pedagoga
Selma e Professora Lúcia |
Reunião
com os pais |
x |
|
|
Equipe
gestora |
Organização
das salas |
x |
|
|
Equipe
gestora e professora |
Aulas |
x |
x |
x |
Pedagoga
Selma e Professora Lúcia |
Avaliação |
x |
x |
x |
Coordenação
Pedagógica, corpo docente e ministrante |
CRONOGRAMA DAS AULAS DE
REFORÇO
MANHÃ: DAS 07:15h às 09:15h
Dia da semana |
Série/Ano/turma |
Ministrante |
Sala |
|
Segunda |
4º ano B |
Lúcia |
Labin |
|
Terça-feira |
5º ano C |
Lúcia |
AEE |
|
Quarta-feira |
5º ano B |
Lúcia |
LABIN |
|
Quinta-feira |
5º ano C |
Lúcia |
AEE |
|
Sexta-feira |
5º ano C |
Lúcia |
AEE |
|
TARDE: DAS 14:00h às 16:00h
Dia da semana |
Série/Ano/turma |
Ministrante |
SALA |
|
Segunda |
5º ANO A e B |
LÚCIA |
SALA 8 |
|
Terça-feira |
4º ANO A |
LÚCIA |
AEE |
|
Quarta-feira |
5º ANO A e B |
LÚCIA |
SALA 8 |
|
Quinta-feira |
4º ANO A |
LÚCIA |
AEE |
|
Sexta-feira |
5º ANO A e B |
LÚCIA |
SALA 8 |
|
MANHÃ: DAS 07:15h às 09:15h
Dia da semana |
Série/Ano/turma |
Ministrante |
Sala |
|
Segunda |
2º ANO C, 3º B, 3º C |
SELMA |
AEE |
|
|
|
|
|
|
Quarta-feira |
2º ANO C, 3º ANO B, 3º ANO C |
SELMA |
AEE |
|
TARDE: DAS 14:00h às 16:00h
Dia da semana |
Série/Ano/turma |
Ministrante |
SALA |
|
Terça-feira |
2º ANO A, 2 ANO B, 3º ANO A |
SELMA |
SALA 8 |
|
|
|
|
|
|
Quinta-feira |
2º ANO A, 2º ANO B, 3º ANO A |
SELMA |
SALA 8 |
|
RECURSOS
Matérias: Laptops, internet, jogos educativos, TV, xérox , papel A4,
impressora, máquina, celular, pendrive, cabos USB E HDMI, caixa de som,
microfone.
Humanos: Alunos, professores, pedagoga
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se
com esse projeto, que os alunos possam avançar na leitura e escrita e nos
cálculos matemáticos.
AVALIAÇÃO
Acontecerá
de forma continua no decorrer das atividades realizadas e conjunta com os
professores e equipe gestora, através das observações positivas ou negativas do
aprendizado do aluno na sala de aula e que no decorrer do reforço os mesmos
possam apresentar sugestões ou propostas para os próximos trabalhos e eventuais
mudanças no dinamismo das atividades do reforço escolar.
REFERÊNCIAS
.
VALENTE,
José Armando. Computadores e
conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 2006.
PAPERT,
Seymour. A máquina das crianças:
repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SILVA.
Mozart Linhares da. Novas tecnologias:
educação e sociedade na era da informação. 1 reimp. Belo Horizonte, 2008.
FREIRE,
Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1990
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