terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

PROJETO DE REFORÇO SEGUNDO SEMESTRE/2021

 

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL

DIRETORA: Doriane Maria Ezaquiel da Silva

ENDEREÇO: RUA URUARÁ- S/N – BAIRRO URUARÁ

E-MAIL: escolaleodgard.stm@gmail.com

Blog: http://emefleodgarducastm.blogspot.com.br/

AUTORIZAÇÃO: RESOLUÇÃO:  Nº 94 – 19.12.2014

CÓDIGO CENSO/INEP 1557463-6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

‘’DESCOBRINDO SABERES’’

 

 

 

COORDENADORA PEDAGÓGICA

 MARIA SELMA  COUTINHO VASCONCELOS

 

PROFESSORA: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL

                                                                                                                                                     

 

 

 

 

 

 

SANTARÉM – PARÁ

SET/2021

 

IDENTIFICAÇÃO

 

DIRETORA: Doriane Maria Ezaquiel da Silva

COORDENADORA PEDAGÓGICA: Maria Selma Coutinho Vasconcelos

SECRETARIO: Adson Alexandre dos Santos Tavares

 

 

FACILITADORA DO LABORATÓRIO: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL

 

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 2º AO  5º ANO

 

NÚMERO DE ALUNOS QUE SERÃO ATENDIDOS NO CONTRA TURNO

 

 

MATUTINO

Nº DE ALUNOS

VESPERTINO

Nº DE ALUNOS

5º ANO C

06

5º ANO B e 5º ANO

14

4ºANO B

03

4º ANO A

06

3ºANO B e C

05

3ºANO A

04

2º ANO C

04

2ºANO A e B

09

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL DE ALUNOS

18

TOTAL DE ALUNOS

33

 

 

51 ALUNOS

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Visando contribuir com a aprendizagem dos alunos da Escola e melhorar o nível de aprendizagem dos alunos do 2º ao 5º Ano é que a Equipe gestora juntamente com a professora de informática resolveram realizar esse projeto.

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

No início do mês de agosto todas as Escolas Municipais retornaram ao segundo semestre escolar com aval da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, para que de acordo com decisão dos pais e responsáveis, desenvolver aulas presenciais seguindo a orientações sanitárias de saúde. De acordo com diagnóstico feito por professores das turmas os alunos que se encontram nas aulas presenciais estão com alto grau de atraso do nível de aprendizagem esperado para o momento.

A leitura e a escrita são processos fundamentais na aquisição de conhecimentos e habilidades para uma boa interpretação e leitura de mundo. Percebendo essa  dificuldade nos  alunos do 2º ano  ao  5º ano e o baixo rendimento escolar, em consequência do momento pandêmico que ainda estamos vivendo, justamente  pela falta da prática do hábito da leitura,  escrita e cálculos matemáticos dos mesmos, causados pelo impacto do ensino não presencial , pela falta de internet para as aulas online, dentre outros fatores. Nesse contexto, em parceria com a Informática Educativa na escola,  vimos a necessidade de realizar esse projeto de reforço escolar no contra turno do aluno, possibilitando  aos mesmos  novas descobertas com metodologias que despertem o interesse e o gosto pelo ato de ler, escrever e realizar cálculos envolvendo as operações matemáticas, de forma prazerosa, aguçando o raciocínio e a leitura interpretativa e contextualizada, pois segundo , Freire (1990, p.8) “aprender a ler e escrever é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade”.

Com a realização desse projeto pretende-se melhorar o índice de aprendizagem na escola, assim como levar aos alunos  diferentes fontes de informação para adquirir e construir conhecimento, bem como os recursos tecnológicos, disponíveis na escola, na prática docente, pois sabe-se que hoje mais do que nunca, o professor deve inovar a sua prática pedagógica através das tecnologias existente na escola não dá mais para ensinar como antes é preciso acompanhar as mudanças e um desses caminhos é a promoção de uma educação voltada para interação e participação dos professores e alunos a caminho de novas descobertas e inovações tecnológicas na prática docente, estimulando  no educando o gosto e o prazer de aprender fazendo, de forma que esse conhecimento seja interessante e desafiador no contexto ensino aprendizagem.

Segundo Valente (2006) no ensino, a informática passa a ser vista como uma nova expressão humana, permitindo ao aluno a possibilidade de conhecer diferentes obras, em diversas partes do mundo através das redes e de conexões.

 

                       

 

 

OBJETIVO GERAL

Ø  Proporcionar ao educando o desenvolvimento interpretativo, gosto pela prática da leitura, escrita e pelos cálculos matemáticos, inserindo os recursos tecnológicos na prática educacional como ferramenta de ensino.

 

                                                                                                

OBJETIVO ESPECÍFICO

 

Ø  Selecionar alunos com dificuldades de aprendizagens em leitura, escrita e cálculo;

Ø  Organizar plano estratégico de acordo com as necessidades apresentadas pelos alunos;

Ø  Desenvolver aulas no contra turno voltadas as dificuldades apresentadas pelos alunos envolvidos

Ø  Utilizar das ferramentas tecnológicas através do projeto de reforço de aprendizagem;

Ø  Expressar-se através da língua falada ou escrita após visualização ou contagem de histórias;

 

Ø  Planejar as aulas de acordo com os conteúdos trabalhados na sala de aula;

 

Ø  Despertar o raciocínio lógico com interpretação de problemas matemáticos do cotidiano do aluno;

 

Ø  Instigar os conceitos matemáticos na realização dos cálculos, formas e resolução de problemas;

Ø  Interagir com o mundo através das interfaces digitais e multimídias incluindo a internet, na pesquisa e realização dos projetos da escola;

Ø  Selecionar lúdicos educativos que estimulem a leitura, escrita e noções matemáticas;

Ø  Intensificar o uso das Tics existentes na escola na perspectiva da construção da aprendizagem junto ao desenvolvimento do projeto de reforço escolar.

 

 

 

METODOLOGIA

A partir do diagnóstico realizado no início do mês de agosto cada professor selecionará os alunos com maiores dificuldades em leitura, escrita e cálculo, após essa seleção dos alunos, chamaremos os pais ou responsáveis para uma reunião com professores e equipe gestora, para assinatura de um TERMO DE COMPROMISSO, para que o aluno possa participar do projeto, pois será no horário oposto de sala de aula, na segunda quinzena de setembro até o mês de novembro.

As aulas ocorrerão de segunda à sexta-feira no contra turno do aluno pela manhã no horário das 07h15min às 09:15min na sala do AEE e à tarde das 14h às 16:00h na Sala do 5º Ano A que fica ociosa neste horário, o projeto será ministrado pela pedagoga Maria Selma Coutinho Vasconcelos  com as turmas do 2º e 3º Ano e pela  Professora de Informática Lúcia Maria Maia Pimentel com os alunos do 4º e 5º Ano.

Primeiro passo: realizar uma sondagem inicial para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, a partir desse processo utilizar metodologias especificas para cada conteúdo a ser trabalhado, contribuindo assim para que os objetivos do projeto sejam alcançados.

 

PROPOSTAS DE CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

 

Língua portuguesa

 

Ø  Trabalho com alfabeto  na construção de palavras simples, avançando para frases e pequenos textos

Ø  Utilizar histórias infantis, fábulas, poemas, músicas e lúdicos educativos de acordo com o nível da turma.

Ø   Trabalhar de forma contextualizada a gramática, ortografia, letras maiúsculas e minúsculas;

Ø  Gêneros textuais, sílabas, rimas, parlendas;

Ø  Interpretações textuais;

Ø  Utilizar vídeos infantis, que tragam atividades de alfabetização;

Ø  Utilizar os recursos tecnológicos  disponíveis na escola;

Ø  Finalizar com uma apresentação cultural das atividades trabalhadas.  

 

Matemática

Ø  Sequência numérica;

Ø  Comparação de números/ representação numérica;

Ø  Leitura e escrita de números por extenso;

Ø  Composição e decomposição MCD

Ø  Trabalho com números pares e ímpares, bem como noções de sucessor e antecessor;

Ø  As operações matemáticas;

Ø  Utilizar situações problema de acordo com o cotiadiano do aluno;

Ø  Trabalho com músicas que contenham números

Ø  Desenvolver situações que levem ao cálculo mental;

Ø  Trabalho com grandezas e medidas

Ø   Desenvolver noção de tempo, utilizando calendário.

 

CRONOGRAMA

Atividade

Realização

Responsável

SET

OUT

NOV

Elaboração do projeto

x

 

 

Coordenadora pedagógica/ Professora Lúcia Maia

Seleção dos alunos para o reforço

x

 

 

Professores das turmas

Mobilização para reunião

x

 

 

Pedagoga Selma e Professora Lúcia

Reunião com os pais

x

 

 

Equipe gestora

Organização das salas

x

 

 

Equipe gestora e professora

Aulas

x

x

x

Pedagoga Selma e Professora Lúcia

Avaliação

x

x

x

Coordenação Pedagógica, corpo docente e ministrante

 

 

 

 

CRONOGRAMA DAS AULAS DE REFORÇO

MANHÃ: DAS 07:15h às 09:15h

Dia da semana

Série/Ano/turma

Ministrante

Sala

 

Segunda

4º ano B

Lúcia

Labin

 

Terça-feira

5º ano C

Lúcia

AEE

 

Quarta-feira

5º ano B

Lúcia

LABIN

 

Quinta-feira

5º ano C

Lúcia

AEE

 

Sexta-feira

5º ano C

Lúcia

AEE

 

 

TARDE: DAS 14:00h às 16:00h

Dia da semana

Série/Ano/turma

Ministrante

SALA

 

Segunda

5º ANO A e B

LÚCIA

SALA 8

 

Terça-feira

4º ANO A

LÚCIA

AEE

 

Quarta-feira

5º ANO A e B

LÚCIA

SALA 8

 

Quinta-feira

4º ANO A

LÚCIA

AEE

 

Sexta-feira

5º ANO A e B

LÚCIA

SALA 8

 

 

MANHÃ: DAS 07:15h às 09:15h

Dia da semana

Série/Ano/turma

Ministrante

Sala

 

Segunda

2º ANO C, 3º B, 3º C

SELMA

AEE

 

 

 

 

 

 

Quarta-feira

2º ANO C, 3º ANO B, 3º ANO C

SELMA

AEE

 

 

TARDE: DAS 14:00h às 16:00h

Dia da semana

Série/Ano/turma

Ministrante

SALA

 

Terça-feira

2º ANO A, 2 ANO B, 3º ANO A

SELMA

SALA 8

 

 

 

 

 

 

Quinta-feira

2º ANO A, 2º ANO B, 3º ANO A

SELMA

SALA 8

 

 

 

 

RECURSOS

 

Matérias: Laptops, internet, jogos educativos, TV, xérox , papel A4, impressora, máquina, celular, pendrive, cabos USB E HDMI, caixa de som, microfone.

 

Humanos: Alunos, professores, pedagoga

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se com esse projeto, que os alunos possam avançar na leitura e escrita e nos cálculos matemáticos.

AVALIAÇÃO

 

Acontecerá de forma continua no decorrer das atividades realizadas e conjunta com os professores e equipe gestora, através das observações positivas ou negativas do aprendizado do aluno na sala de aula e que no decorrer do reforço os mesmos possam apresentar sugestões ou propostas para os próximos trabalhos e eventuais mudanças no dinamismo das atividades do reforço escolar.

 

REFERÊNCIAS

.

VALENTE, José Armando. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 2006.

 

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

SILVA. Mozart Linhares da. Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. 1 reimp. Belo Horizonte, 2008.

 

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1990


















 

 

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