segunda-feira, 29 de maio de 2017

PROUCA /2017

Pretende-se que com esse Plano de Ação integrado ao Plano Político Pedagógico (PPP), dar sustentabilidade no processo ensino e aprendizagem, cabendo a escola propiciar o acesso dos alunos e professores a essa tecnologia, através dos laptops educacionais   e às suas múltiplas linguagens.
Neste ano de 2017, estamos dando continuidade nos atendimentos aos alunos do primeiro ao quinto ano da escola com os laptops  do ProUca, e seus  objetos educacionais com a extensão SWF (Shockwave Flash) que é um formato de arquivo de aplicações web, criado pela Macromedia, atualmente adquirida pela Adobe. Tem por característica suportar conteúdo multimídia, além de ser relativamente leve, e por esse motivo é usado extensivamente na Web para inserir conteúdo multimídia em sites. Com a utilização desses objetos de ensino a professora vai reforçando os conteúdos trabalhados na sala de aula, dinamizando o processo de ensino.
Iniciamos o ano letivo com 200 máquinas  funcionando com baterias carregadas para no máximo uma hora e meia, isso em março, agora em maio só temos 138 máquinas funcionando com as baterias carregadas. Em fim constato que infelizmente a vida útil da bateria dos Laptops estão na reta final. Daqui mais tempo não será mais possível o aluno levar para a sala de aula. 
  
OBJETIVO GERAL:

      Desenvolver atividades em parceria com o professor da sala de aula, inserindo a  utilização e aplicação  das ferramentas tecnológicas pedagógicas dos laptops do ProUca  no  processo ensino  aprendizagem como um recurso fundamental no cotidiano escolar nas  práticas educativas em  todas as disciplinas, contribuindo assim na promoção da cultura digital nesta instituição de ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ø  Propiciar o aprendizado dos alunos através das TICs (Tecnologia, Informação e Comunicação), inserindo no contexto escolar atividades para serem desenvolvidas com o uso dos laptops educacionais do Prouca;

Ø  Promover uma educação voltada para interação e participação dos professores   a caminho de novas descobertas e inovações tecnológicas na prática docente;

Ø  Estimular no educando o gosto e o prazer de aprender fazendo de forma que esse conhecimento seja  interessante e desafiador no contexto ensino aprendizagem;

Ø  Apresentar para os alunos os aplicativos do Ubuntuca, os aplicativos dos jogos educativos, Gcompris, Tux Paint, Tux Math,, a internet,  como recurso pedagógico, as ferramentas do escritório como: editor de textos LibreOffice Writer, LibreOffice Impress, LibreOffice Calc, Webcam, Gravador de vídeo e áudio;

Ø  Utilizar os jogos educativos como estímulo e reforço de aprendizagem de forma prazerosa, através do lúdico, da concentração da criatividade e interação com o outro;

Ø  Registrar e publicar no blog e facebook da escola as atividades realizadas pelos alunos e professores;

Ø  Buscar parcerias para formação continuada dos professores da escola na área de informática educativa

Ø  Fortalecer as parcerias com  as universidades para suporte e manutenção dos uquinhas.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ AMIGOS LEITORES, DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO E NOS AJUDE A MELHORAR O NOSSO BLOG. UM ABRAÇO ESPECIAL PRA VOCÊ.