Aconteceu no último dia 06 de dezembro no Shopping Rio Tapajós em Santarém/Pá, a culminância dos trabalhos realizados nos Labins das escolas da Rede Municipal de Ensino. Muito boa a participação das escolas nesse evento. A escola participou levando a temática da Educação para o trânsito e o ProUca que temos na escola.
JUSTIFICATIVA
A escola Irmã Leodgard de acordo com o
seu Plano Político Pedagógico (PPP), vem
ao longo dos anos inserindo em sua prática pedagógica os conteúdos da Educação Fiscal de acordo com o seu calendário escolar ,
podendo assim proporcionar a interação
entre os envolvidos nesse processos , no que se refere ao exercício da
cidadania, tornando-se conhecedores da importância da nota fiscal e da função social dos tributos para a sociedade como um todo , contribuindo
assim para que sejam alunos disseminadores desse conhecimento para seus
familiares e comunidade em geral.
A Educação Fiscal na escola é um programa que
visa construir um novo conceito de cidadão consciente de seu papel na
sociedade, pois quando se discute sobre educação fiscal, fala-se sobre tributos
e o papel desse na melhoria da qualidade de vida e no bem estar da população.
Nesse contexto, considerando que o trânsito
faz parte do cotidiano da comunidade escolar e que o direito de ir e vir de nossos
alunos deve ser realizado com segurança. E tendo como base a proposta de inserção
curricular do tema: Educação e Trânsito no ensino fundamental de nove anos para
2016, na rede municipal de ensino de Santarém- Pa, com base na Lei 9.503, de janeiro/1998; 11.274 de
fevereiro/2006; Constituição Federal e LDB - Lei 9.394/96.
E
considerando que a inclusão do trânsito como tema transversal tem como
objetivo: Priorizar educação para a paz a partir de exemplos positivos que
reflitam o exercício de ética e da cidadania no espaço público, além de desenvolver
posturas e atitudes para construção de um espaço público democrático e
equidade, por meio de trabalho sistemático e continuo, durante toda
escolaridade, favorecendo o aproveitamento de questões relacionadas ao tema
trânsito, com base nesses princípios éticos, optamos em unir a Educação Fiscal
com o trânsito.
Nesse contexto a Escola Irmã Leodgard Gausepohl, elaborou o PROJETO: EDUCAÇÃO FISCAL E TRÂNSITO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, visando contribuir no processo educativo de seus alunos, para que no futuro sejam motoristas responsáveis e que aprendam desde cedo a andar no trânsito, construindo assim uma cultura de paz, na promoção do respeito e na valorização da vida, assim como pretende-se inserir com esse projeto conceitos voltados para a construção da cidadania com relação aos impostos e tributos voltados para os direitos e deveres do cidadão.
Em parceria com o LABIN
e Prouca, pretende-se aplicar os
recursos tecnológicos da escola visando
à formação cidadã de nossa comunidade escolar, desde o Pré -escolar até ao 5º
ano, com culminância na VII mostra da Educação Fiscal e na II Feira do Conhecimento: Uso pedagógico
da Informática Educativa, com o tema “Informática Educativa e Seus Recursos
Pedagógicos”, onde professores e alunos terão a oportunidade de apresentarem
seus trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de informática das escolas
municipais de Santarém, em parcerias (professor de sala de aula x alunos x
facilitador do laboratório). Será um momento de aprendizagem e troca de
experiências, entre os participantes, que ajudará todos enriquecerem suas
atividades diárias escolares.
Terá como ênfase avaliar o que o aluno sabe, como pensa, se compreendeu os conceitos e desenvolveu atitudes positivas em relação aos conteúdos estudados, sobre a Educação Fiscal, Trânsito e o uso das tecnologias nesse processo, suas dificuldades e possibilidades, tomando consciência de seus avanços, sua criatividade e soluções tomadas diante do novo. Também deve servir de elemento de reflexão para que o professor avalie sua prática educativa. Dessa a avaliação do projeto acontecerá de forma continua, durante todo processo ensino-aprendizagem no decorrer das atividades realizadas.
AVALIAÇÃO
Terá como ênfase avaliar o que o aluno sabe, como pensa, se compreendeu os conceitos e desenvolveu atitudes positivas em relação aos conteúdos estudados, sobre a Educação Fiscal, Trânsito e o uso das tecnologias nesse processo, suas dificuldades e possibilidades, tomando consciência de seus avanços, sua criatividade e soluções tomadas diante do novo. Também deve servir de elemento de reflexão para que o professor avalie sua prática educativa. Dessa a avaliação do projeto acontecerá de forma continua, durante todo processo ensino-aprendizagem no decorrer das atividades realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OLÁ AMIGOS LEITORES, DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO E NOS AJUDE A MELHORAR O NOSSO BLOG. UM ABRAÇO ESPECIAL PRA VOCÊ.