PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO – SEMED
ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUNDAMENTAL IR. LEODGARD
GAUSEPOHL
DIRETORA: MARIA ELIZABETH DOS SANTOS FERNANDES
RUA URUARÁ, S/N, BAIRRO DO URUARÁ
EMAIL: escolaleodgard.stm@gmail.com
CÓDIGO CENSO /INEP 1557463-6
PROJETO
ESCOLA D’ÁGUA: AMBIENTE SAUDÁVEL RESPONSABILIDADE DE TODOS
FUNCIONÁRIOS
ENVOLVIDOS:
Ø
DAÍZES
OLIVEIRA MAIA
Ø
FILOMENA
GENTIL QUEIRO
Ø
LEILA
MARIA MAIA DA SILVA
Ø
LÚCIA
MARIA MAIA PIMENTEL
Ø
MARIA
AMARAL SOUSA
Ø
MARIA
DELZANIRA FLEXA DOS SANTOS
Ø
MARIA
LADIR CARVALHO VALENTE
Ø
MARIA
JUREMA SANTANA DE BARROS
Ø
MARLENE
CAMPOS DO NASCIMENTO
Ø
SIRLENE
CRISTO LOPES
Ø
VANUSA
CRISTINA CERDEIRA PAZ
Ø
VILMA
TEREZINHA SILVA COELHO
Ø
WALDILENE
CORRÊA DE SOUSA
Ø
LUANA
PINTO LIMA
Ø
ADSON
ALEXANDRE DOS S. TAVARES
Ø
FRANCILÉIA
DA C. DE ARAÚJO BOTELHO
Ø
MARIA
ELIZABETH DOS S. FERNANDES
Ø
IVONETE
FERREIRA DE CASTRO
Ø
FRANCISCA
ZULAIR DE ABREU TEIXEIRA
Ø
SANDRA
MARIA DOS SANTOS GOMES
Ø
REINALDO
SILVA DOS REIS
Ø
JOAQUIM
ELBECY SANTOS
Ø
MARIA
EDILEUZA DE SOUSA ANDRADE
Ø
FRANCISCA
DO MONTE ALMEIDA
Ø
ÁGUIDA
MARIA A. DE VASCONCELOS
Ø
CLARICE
REBELO SILVA
Ø
LEANDRO
ALVES BARROS
Ø
DARICLEIDE
RODRIGUES DOS SANTOS
Ø
DENNER
CÉSAR SANTOS DA SILVA
Ø
DORIANE
MARIA EZAQUIEL DA SILVA
Ø
JOSÉ
DENILSON DIAS DA SILVA
Ø
ORLANDO
JEISIVAN MIRANDA DOS SANTOS
Ø
MARIA
DE FÁTIMA DO AMARAL MAIA
Ø
RITA
ROCHA
Ø
ELIZIANE
LIRA PINTO
Ø
ELIANA
CONCEIÇÃO DE SOUSA
Ø
VANESSA
ALMEIDA FIGUEREDO RIBEIRO
Ø
IONE
GOIS VASCONCELOS
ÁREA
DE CONHECIMENTO: INTERDISCIPLINAR
APLICAÇÃO:
FEVEREIRO À OUTUBRO/2016
CLIENTELA:
COMUNIDADE ESCOLAR
PROJETO: PROJETO ESCOLA
D’ÁGUA : AMBIENTE SAUDÁVEL RESPONSABILIDADE DE TODOS
EIXOS TEMÁTICOS:
SERÃO TRABALHADOS POR SÉRIES
Como sugestões
apresentamos:
Pré-Escolar:
Reaproveitamento das embalagens
1º
ano: Jogos pedagógicos
2º
ano: Construção de acessórios a partir de resíduos sólidos( vasos, porta treco, etc.)
3º
ano: Formas geométricas a partir dos resíduos sólidos
Se
liga: Reciclagem de papel.
Apresentações
culturais uma da manhã e tarde( Professores de Educação Física)
Mostra
da apresentação do Festival das Águas (Laboratório e ProUca/ alunos do 4º e 5º
ano)- Professora Lúcia/ Clarice , Rita e
Equipe Gestora.
JUSTIFICATIVA
As
mudanças na sociedade atual estão acontecendo de maneira muito acelerada com a
chamada globalização e a revolução tecnológica, com isso percebe-se que a
valorização humana fica esquecida. Por essa razão se faz necessário o repensar constante de atitudes, com
relação ao meio social e ambiental.
Vivemos
sob uma grave ameaça de desequilíbrio ecológico, que vem afetando o Planeta. A água
potável cada vez mais escassa, o lixo vem se tornando um grave problema social e ecológico. O ar, a
água e o solo estão sendo afetados pela irresponsabilidade humana, fruto de uma
sociedade cada vez mais consumista.
Nesse
contexto, sendo a escola um espaço educativo, dinâmico, democrático e social,
tem o dever de possibilitar interações com a comunidade escolar e sociedade em
geral, visando contribuir para a qualidade de vida de sua clientela, propiciando
vivencias significativas em suas aprendizagens, tornando o ambiente escolar
atrativo e saudável, através de ações concretas com as parcerias que lutam em defesa da vida em nosso Planeta.
Para tanto
de acordo com o PPP(Plano Político Pedagógico) em consonância com. A Lei
N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação
ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo
estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do
processo educativo, em caráter formal e não-formal, elaborou-se o PROJETO ESCOLA D’ÁGUA: AMBIENTE
SAUDÁVEL RESPONSABILIDADE DE TODOS, promovendo ações de sensibilização
e mobilização com a temática proposta, envolvendo a comunidade escolar e as
parcerias envolvidas questionando as condições ambientais ambientais a partir
da escola e seu entorno, contribuindo para que todos percebam e entendam as
consequências ambientais de suas ações
nos locais onde vivem e que novas atitudes ambientais com o Planeta sejam
vistas como responsabilidade de todos, pois entendem-se por educação ambiental
os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores
sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a
conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia
qualidade de vida e sua sustentabilidade.
OBJETIVOS
GERAL
Ø Sensibilizar
a comunidade escolar, sobre a importância de conservar e preservar o meio
ambiente para a melhoria da qualidade de vida.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ø Refletir
sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente
Ø
Compreender a importância de conservar e
preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
Ø
Revitalizar a pracinha da escola com garrafas
pet coloridas com xadrez
Ø
Despertar a consciência sobre os problemas
ocasionados pelo consumo desenfreado principalmente na questão dos resíduos
sólidos;
Ø
Realizar ações pertinentes aos cuidados com o
lixo, ao desperdício de água, energia e poluição do ar;
Ø
Realizar ações de limpeza no entorno da
escola;
Ø
Construir um canteiro como complemento da
merenda escolar;
Ø
Arborizar o espaço escolar;
Ø
Reforçar a Campanha adote seu copo
Ø
Fortalecer a Com- Vidas e parcerias;
Ø Utilizar
o teatro como meio de expressão ambiental
METODOLOGIA
No
contexto ensino aprendizagem o projeto se realizará por meio de atividades
como:
Ø Pesquisas,
construção de histórias, cartazes, dramatizações, paródias, elaboração de
textos, maquetes, painéis, trabalhos artesanais com sucatas, jogos pedagógicos
com garrafa pet, palestras, construção de slides, entrevistas, programa de
rádio, arborização e jardinagem do espaço escolar
Ø Gravações
e edição de áudio e vídeo
Ø Divisão
dos temas por série do Pré Escolar ao 3º ano e o Programa Se Liga para
elaboração dos trabalhos para exposição.
Ø Elaboração
de folders, para divulgação do evento
Ø Exposição
dos trabalhos na VII Mostra Pedagógica /2016
Ø Jardim
suspenso ( no muro da escola –Pet)
Ø Construção
da horta escolar;
Ø Eco-
técnica do filtro de balde
Ø Reciclagem
de papel
Ø Formação
da Com-Vidas através de oficinas
Ø Construção
de lixeiras para a escola
Ø Reforçar
a Campanha adote seu copo
Ø Elaborar
combinados sobre a convivência ambiental
Ø Formação
dos multiplicadores ambientais mirins
Ø Construção
de uma composteira com restos de alimentos
Como
ação concreta: Revitalizar a pracinha da escola com garrafa pets coloridas com
xadrez e pneus, em parceria com a Ceb Javé, Cosampa , Escola do Parque, Com
Vidas e demais parcerias, além de ações de limpeza no entorno da escola e construção
da horta escolar e da composteira.
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto acontecerá de forma
continua, no decorrer das atividades, observando o interesse e a participação
dos envolvidos no projeto.
RECURSOS
Recursos
Humanos:
Ø Corpo
Administrativo
Ø Corpo
Técnico
Ø Corpo
Docente
Ø Corpo
Discente
Ø Corpo
de Apoio
Ø Comunidade
escolar (Pais e moradores do bairro)
Ø ACSs
(Agentes Comunitárias de Saúde)
Ø Unidade
de Saúde do Bairro
Ø Núcleo
de Base dos Pescadores/Z-20
Ø Moradores
das casas do Pac (Programa de Aceleração do Crescimento)
Ø Acadêmicas
do PIBID de Informática Educacional e
Engenharia Sanitária e Ambiental /Ufopa
Ø Lateinamerika
–Zentrum e.V. (ONG Centro América Latina-Laz)
Ø Escola
Primária Max & Moritz, na cidade de St. Augustin-Menden/ Alemanha
Ø Instituto
Criança da Terra- Projeto Escola D’Água) Apoio Grupo Swarovski- Waterschool-
empresa austríaca
Ø Instituições
parceiras (SEMMA, EMATER, ESCOLA DA FLORESTA, COSANPA, ESCOLA DO PARQUE, CEB
JAVÉ DA COMUNIDADE DE SANT’ANA, AMBU (ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO URUARÁ,
UFOPA, COMITÊ EM DEFESA DO IGARAPÉ DO URUMARI,
Recursos
Materiais:
Ø Livros
didáticos e literários, computador, Datashow, internet, pendrive, sucata,
garrafa pet, EVA, TNT, refil de cola,
cola branca, tela, liquidificador industrial, pistola, papel 40 kg, pincel, tinta guache, papel
madeira, hidrocor , microssistem , caixa amplificada, microfone, mudas de
plantas, vasos, faixa, painel, tinta xadrez, adubo, madeira, prego, martelo,
balde, cimento, microfone auricular, tecido americano pra trilha ecológica,
restos de alimentos e etc.
CRONOGRAMA
Atividades
|
Meses/
2016
|
|||||||
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
|
Elaboração
do projeto
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
Digitação
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
Pesquisas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
|
Revitalização
da pracinha e arborização
|
|
|
X
|
X
|
X
|
|
|
|
Palestras e oficinas
|
|
X
|
|
X
|
X
|
|
|
|
Eco
técnica filtro de balde
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
Limpeza
no entorno da escola
|
|
X
|
X
|
|
X
|
|
|
|
Caminhada
ecológica (semana do meio ambiente)
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
Seminários
Escola D’Água
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
Construção
de materiais
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
Ensaios do teatro
|
|
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Exposição
na VII Mostra Pedagógica
|
|
|
|
|
|
|
21
|
|
Reuniões
pré festival
|
|
|
23
|
|
25
|
16
|
29
|
|
Festival
das águas
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
Avaliação
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
REFERÊNCIAS
Escola Irmã
Leodgard Gausepohl, Plano Político
Pedagógico-PPP, 2012
BRASIL,
Constituição Federal de 1988 Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, - 9.394, de 20 de dezembro de
1996.
CRUZ,
Cristiane Gioppo Marques/ Ciências Ambiental,
- Curitiba: IESD Brasil S.A., 2008. 148 pag.
MORAES.,
BORGES, R.M. Educação e Ciências nas
séries iniciais, Porto Alegre: Sagra Luzzato, 1998.
Parâmetros
Curriculares Nacionais. 9.Meio Ambiente
e Saúde. - Brasília: MEC/SEF, 1997.
Política
Nacional de Educação Ambiental Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.,
Programa
Municipal de Educação Fiscal – PMEF, Lei
Municipal nº 18.034/20
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OLÁ AMIGOS LEITORES, DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO E NOS AJUDE A MELHORAR O NOSSO BLOG. UM ABRAÇO ESPECIAL PRA VOCÊ.