ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL
NÚCLEO
DE INFORMÁTICA EDUCATIVA- NIE
ENDEREÇO:
RUA URUARÁ- S/N – BAIRRO URUARÁ
E-MAIL:
escolaleodgard.stm@gmail.com
Blog: http://emefleodgarducastm.blogspot.com.br/
AUTORIZAÇÃO:
RESOLUÇÃO: Nº 94 – 19.12.2014
CÓDIGO
CENSO/INEP 1557463-6
PLANO DE AÇÃO
INFORMÁTICA EDUCATIVA
2015
IDENTIFICAÇÃO
DIRETORA:
Maria Elizabeth dos Santos Fernandes
EQUIPE
TÉCNICA: Doriane Maria Ezaquiel da Silva,
Daricleide
Rodrigues dos Santos
CORPO
ADMINISTRATIVO:
Ø José Denilson Dias
dos Silva (Secretário)
Ø Adson Alexandre dos
Santos Tavares
Ø Denner Cesar Santos da
Silva
Ø Maria Elita dos
Santos
Ø Elisangela Andrea dos
Santos Silva
Ø Lamara
Cássia Silva Marcião
FACILITADORA
DO LABORATÓRIO: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
DOCENTES:
2O
DISCENTES:
608
CORPO
DE APOIO:
Ø Eliana Conceição de
Sousa
Ø Francisca do Monte
Almeida
Ø Francisca Zulair de
Abreu Teixeira
Ø Ivonete Ferreira de
Castro
Ø Maria Edileuza Sousa Andrade
Ø Maria Da Conceição
Ramos de Carvalho
Ø Vanessa Almeida
Figueredo Ribeiro
Ø Orlando Jesivan Miranda
dos Santas
Ø Joaquim Elbecy Silva
Santos
Ø Reinaldo Silva dos Reis
PANO DE AÇÃO DO
LABORATÓRIO DE INFORMATICA
ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL
MISSÃO DA ESCOLA
Trabalhar
pela qualidade de ensino promovendo a formação de um cidadão crítico,
reflexivo, participativo, conscientes da comunidade em que vive
VISÃO DA ESCOLA
Fazer
desta instituição um espaço de transformação intelectual, contribuindo
constantemente para a melhoria das condições educacionais, visando assegurar
uma educação de qualidade aos nossos alunos, num ambiente de responsabilidade
social e individual, participativo, criativo e de respeito ao próximo.
OBJETIVO
GERAL
Contribuir no processo de ensino aprendizagem
dos alunos, definindo as ações que serão desenvolvidas no Laboratório de
Informática Educativa da Escola Municipal Irmã Leodgard Gausepohl, para o ano
de 2015, em consonância com PPP(Projeto Político Pedagógico) da escola, pelo
PROGITEC( Programa de Gestão Integrado as Tecnologias) e orientações do NIE
(Núcleo de Informática Educativa de Santarém) da SEMED(Secretaria Municipal de
Santarém).
OBJETIVO
ESPECÍFICO
Ø Integrar
as novas tecnologias ao cotidiano do aluno, promovendo a inclusão digital na
escola;
Ø Desenvolver
habilidades e competências com o auxílio das ferramentas da informática;
Ø Proporcionar
meios de formação para profissionais da escola na busca de melhor utilização
das tecnologias existentes na escola;
Ø Estimular
e capacitar o corpo docente na prática do uso das tecnologias para que
contribua de forma eficaz no processo o ensino-aprendizagem;
Ø Garantir
a parceria de professores facilitadores e professores de sala no encaminhamento
e desenvolvimento dos projetos dos alunos na perspectiva da construção do
conhecimento;
Ø Buscar
parcerias com a UFOPA –PIBID de Informática, NTE E NIE , na promoção de
oficinas para os professores no uso de softwares educacionais do sistema Linux.
Ø Envolver
professores e alunos nos trabalhos desenvolvidos no laboratórios;
Ø Interagir
com o mundo através das interfaces digitais e multimídias incluindo a internet;
Ø Registrar
e publicar as atividades desenvolvidas no e pelo laboratório de informática no
blog e no facebook da escola
Ø Promover
momentos de planejamento e avalição com os professores de sala de aula.
Ø Selecionar
lúdicos educativos que estimulem a leitura, escrita e noções matemáticas.
Ø Fazer
do Laboratório de Informática um espaço de inclusão digital do aluno, e da
comunidade em que a escola está inserida.
Ø Elaborar
projetos em parceria com os professores de sala de aula.
JUSTIFICATIVA
A informática nas escolas
deve ser pensada e planejada de acordo com o contexto no qual está inserida,
respeitando sempre a verdadeira função da escola segundo a LDB 9394/96, que é
vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social, para que os indivíduos
possam conviver em igualdade de condições, respeitando sempre as diferenças.
O computador e seus recursos
possibilitam colocar os alunos em uma posição ativa de descobridores e
construtores do seu próprio conhecimento e um ambiente de aprendizagem que
respeita suas diferenças individuais, na medida em que utiliza diferentes meios
e formatos no tratamento e apresentação da informação
Segundo Valente (2006) no
ensino, a informática passa a ser vista como uma nova expressão humana,
permitindo ao aluno a possibilidade de conhecer diferentes obras, em diversas
partes do mundo através das redes e de conexões.
O uso das ferramentas
pedagógicas tornou-se fundamental nos laboratórios de informática para o
processo de ensino e aprendizagem. As mídias educativas possibilitam uma dinâmica
na explanação dos conteúdos e facilitam no desenvolvimento das propostas que o
educador propõe para o aprendizado, despertando o interesse dos alunos. Nesse
contexto as metas e ações programadas não são de caráter definitivo, podendo
ser modificadas de acordo com as reais necessidades da escola, buscando sempre
o aprimoramento de ensino. No entanto, para executar tais ações, precisa-se
contar com o apoio de toda a comunidade escolar para que juntos possamos
contribuir para inserção das ferramentas em prol da melhoria da qualidade de
ensino, e como forma de prender a atenção dos alunos no que está sendo
ensinado.
Nesse contexto ações serão desenvolvidas com os 608 alunos da Escola Irmã Leodgard Gausepohl,
no decorrer do ano letivo de 2015, nos turnos
matutino e vespertino, com os alunos do Pré II ao 5° ano, utilizando os
recursos educacionais do laboratório de informática educativa e o laptops do
ProUca como instrumento de pesquisas ,
voltado ao domínio das habilidades de leitura, escrita, cálculos matemáticos,
produção cultural e textual na
construção do conhecimento de forma
interdisciplinar.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA NO ANO LETIVO DE 2015.
METAS
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AÇÕES
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PERÍODO
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RESPONSÁVEIS
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Apresentação dos equipamentos disponíveis no laboratório aos alunos.
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Exposição da função do monitor, mouse, teclado e demais componentes
do computador.
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Mensal
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Professor de sala de aula e facilitadora de informática.
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Oferecer aos professores capacitação de conhecimento do trabalho com
as mídias da escola.
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Oficina para manuseio das mídias para os professores do ensino
regular da escola
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Bimestral
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Facilitadora de informática / NIE e PIBID INFORMÁTICA -UFOPA
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Definir com os professores meios que dê condições de utilizar os
respectivos conteúdo de cada
disciplina.
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Usar os meios de mídias existentes no laboratório para desenvolver a
coordenação motora dos alunos: jogos, organização de palavras e frases e
alfabeto.
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Diariamente
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Professor de sala de aula e facilitadora de informática.
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Formação continuada envolvendo a teoria e prática do corpo docente
da escola a partir da metodologia de projetos de aprendizagem e mídias
digitais.
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Dar suporte aos professores ferramentas digitais
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Semestralmente
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Direção, Facilitadora de informática e Ufopa/PIBID
|
Oficina de slides e edição em vídeo para os
professores da escola.
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Montagem de slides e vídeos.
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Semestral
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Professor de sala de aula, facilitadora de
informática e alunos.
|
Oficinas de slides e edição em vídeo para os
alunos do 4º e 5º anos.
|
Montagem de slides e vídeos.
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Semestral
|
Professor de sala de aula e facilitadora de
informática.
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Projeto HQs com Exposição de livros
impressos e digitais .Alunos 5º ano.
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Produção textual
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Segundo semestre
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Professor de sala de aula e facilitadora de informática.
|
Utilizar sessões de vídeos educativos para
os alunos de acordo com o planejamento e conteúdo do professor da turma
|
Integrar
com o PROUCA
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Mensalmente
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Professor de sala de aula, facilitadora de
informática e coordenadora do UCA.
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Avaliação das atividades desenvolvidos
durante o ano letivo
|
Criar um momento para que os professores de
sala de aula e a equipe gestora avaliem o trabalho desenvolvido no
Laboratório de Informática.
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Dezembro
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Professor de sala de aula , facilitadora de informática e equipe
hgestora da escola
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Realizar projetos e participar de formações
realizadas pelo NIE
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Envolvendo um grupo de alunos
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Quando
ocorrer
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Professora facilitadora e alunos
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AVALIAÇÃO
Será realizada de forma contínua e conjunta
com os professores e equipe gestora, durante a efetivação das atividades
propostas no decorre do ano letivo, através de reuniões , bate papo e encontros
de formação, pedindo a ajuda dos professores para registrarem os pontos positivos e negativos ocorridos nas
aulas com O Uca e que apontem sugestões ou propostas para os próximos
trabalhos e eventuais mudanças no dinamismo das atividades com o Projeto Uca.
REFERÊNCIAS
BONILHA, Maria Helena Silveira; PRETTO,
Nelson De Luca (Org.). Inclusão digital:
polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011.
VALENTE, José Armando. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas:
UNICAMP, 1993.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática.
Porto Alegre: Artmed, 2008.
SILVA. Mozart Linhares da. Novas tecnologias: educação e sociedade na
era da informação. 1 reimp. Belo Horizonte, 2008.
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